NotíciasNovidades

Angiofluoresceinografia

Angiofluoresceinografia

Angiofluoresceinografia é um exame ocular, mais precisamente para a parte de trás do olho, conhecido como retina, é um exame avançado que utiliza equipamento de ultima geração para registrar imagens do fundo do olho.

O nome Angiofluoresceinografia é por conta de um corante usado no exame a fluoresceína sódica, que é injetado na veia do paciente e vai para a corrente sanguínea, não se trata de contraste como exames radiográficos que utilizam IODO a fluoresceína sódica é apenas um corante que é muito seguro para o paciente.  Sua utilização é necessária para avaliar se há algum tipo de hemorragia no fundo olho, ou se existe algum tipo de alteração nos vasos sanguíneos da retina.

Caso exista algum tipo de hemorragia no fundo do olho, será facilmente detectado por conta do corante.

Lesões nas estruturas abaixo da retina ou vasos sangüíneos anômalos também podem ser mostrados.

O tipo de anomalia e a localização precisa podem ser determinados através de uma interpretação cuidadosa dessas fotografias.

 

Quais as recomendações para este exame?

 

Como é necessário realizar a dilatação da pupila para o exame, sugerimos que o paciente venha com acompanhante, pois a dilatação deixa a vista um pouco embaçada.

Após a injeção do corante a pele pode ficar um pouco amarelada, mas essa aparência irá durar apenas algumas horas, o corante será eliminado pela urina.

A coloração da urina irá ficar num tom verde-amarelada por um período de 24-48 horas após o exame.

Reações alérgicas ao corante utilizado são muito raras. Se presentes, elas podem causar prurido ou coceira na pele. São facilmente tratadas com medicamento anti-alérgicos. Outras reações alérgicas mais severas também podem ocorrer embora sejam raríssimas.

Porque é feita a angiofluoresceinografia?

O Exame Angiofluoresceinografia é realizado para detectar anomalias nos vasos sanguíneos do fundo do olho, essa região é altamente vascularizada e é responsável pela transformação da luz em impulsos elétricos que serão decodificados pelo cérebro formando as imagens, neste sentido essa região é muito importante para a visão.

Pacientes que possuem diabetes precisam realizar este exame porque a diabetes causa certas doenças uma delas a retinopatia diabética uma hemorragia no fundo olho, o exame Angiofluoresceinografia detecta se o paciente possui algum tipo de alteração, no caso da retinopatia diabética seu tratamento no inicio pode ser feito com laser, cauterizando os pontos de hemorragia.

Para pacientes que irão realizar cirurgias oftalmológicas o exame é necessário para investigar a situação da retina e descartar determinadas doenças.

Pacientes com suspeita de DMRI também realizam este tipo de exame.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>