NotíciasNovidades

Catarata atinge mais os idosos.

Catarata atinge mais os idosos.

 

A Catarata é uma doença caracterizada pela opacificação do cristalino, que é a lente natural do olho.

O cristalino permite a passagem da luz para dentro do olho que por sequencia irá influenciar na visão, quando o cristalino fica opaco por conta da catarata a luz fica turva e a imagem formada fica embaçada, dificultando muito a vida do paciente.

A catarata é considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) uma das maiores causas da cegueira tratável no mundo, estimasse que no Brasil cerca de 120 mil pessoas contraem a doença por ano. Porém muitas ficam sem tratamento, muitas vezes por desconhecimento da doença.

Catarata Ocular

Catarata Ocular

Porque a Catarata atinge mais os idosos

Não se sabe ao certo o que causa a catarata mas basicamente ela surge por conta do envelhecimento natural que atinge os tecidos dos olhos, por isso o diagnostico precoce pode ajudar no tratamento e acompanhamento do paciente até o momento ideal para a cirurgia.

 

A catarata tem cura?

Sim. O melhor e mais eficiente tratamento da Catarata é a cirurgia, o procedimento é realizado há muito tempo e evoluiu de forma considerável nos últimos anos, tornando-se mais seguro e eficiente para os pacientes.

Comparação visão com e sem catarata

Comparação visão com e sem catarata

Como é a Cirurgia de Catarata

A cirurgia de Catarata consiste na remoção do cristalino do olho, o cristalino esta localizado na parte da frente do olho, logo acima da Iris, a remoção do tecido é feita por um equipamento conhecido como facoemulsificador, atualmente utilizamos a técnica com laser femtosegundo, que aumenta a precisão da cirurgia e melhora os seus resultados.

O cristalino do olho é substituído por uma lente intra-ocular, que desempenha o mesmo papel do cristalino do olho, e em muitos casos a visão do paciente fica melhor do que antes, pois é possível corrigir erros refrativos com a lente intra-ocular, como astigmatismo e hipermetropia.

Como é feita a anestesia

Uma das maiores preocupações dos pacientes é quanto a anestesia, primeiro é importante frisar que a anestesia é uma especialidade que evoluiu muito e atualmente é muito segura. No que diz respeito à cirurgia da catarata e anestesia é muito tranqüila, na maioria dos casos é aplicado somente um colírio anestésico e uma sedação suave, possibilitando uma cirurgia tranqüila para o paciente. a cirurgia é minimamente invasiva,praticamente sem cortes, os equipamentos são de alta tecnologia com micro incisão que não necessita satura, isso torna o procedimento muito seguro e eficiente.

A cirurgia tem pontos ou sutura?

Não. Como é uma micro cirurgia a incisão é muito pequena a própria pressão do olho realiza o fechamento da incisão e sua cicatrização é rápida e não causa tanto desconforto para o paciente.

A cirurgia necessita de internação?

Não. A cirurgia não necessita que o paciente fique internado no hospital, é necessário estar acompanhante. Portanto é considerado uma cirurgia ambulatorial, pois não necessita internação.

Quanto tempo demora para a visão ficar boa?

Muitos pacientes percebem a melhora da visão já no dia seguinte da cirurgia, alguns casos pode demorar mais alguns dias, mas a maioria sente melhora logo nas primeiras 24 horas depois da cirurgia.

 

Comments (2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>