NotíciasNovidades

Cirurgia de catarata com laser

INOVAÇÕES EM OFTALMOLOGIA – CIRURGIA DE CATARATA COM LASER DE FEMTOSEGUNDO.

A cirurgia de catarata recentemente obteve um grande auxílio da tecnologia empregada na cirurgia refrativa na correção de grau com o uso do laser de femtosegundo.

 

Ao contrário da cirurgia refrativa no qual o seu uso fica restrito a moldar a superfície corneana, na cirurgia de catarata, este laser é capaz de realizar as incisões, abertura da cápsula anterior do cristalino para retirada da catarata e por fim, diminui a densidade da catarata promovendo seu amolecimento. Sendo assim, os passos cirúrgicos ficam mais simplificados e mais seguros, diminuindo o risco cirúrgico sobremaneira.

Atualmente, a técnica mais moderna para remoção do cristalino é através do emprego do ultrassom utilizando uma ponteira vibratória e ao mesmo tempo que o cristalino com a catarata vai sendo emulsificado, isto é , fragmentado em pequenos pedaços, esta também é aspirada através do mesmo instrumento e em seguida uma lente intra-ocular é implantada para ajustar o foco da imagem na retina e proporcionar uma boa visão com a menor independência de óculos possível de acordo com a necessidade de cada paciente.

Cabe ressaltar que um equívoco muito comum é o conceito que a cirurgia de catarata é “feita a laser”. Aliás, esta é uma das perguntas que o cirurgião de catarata sempre se depara durante uma avaliação pré-operatória. O laser já foi empregado anos atrás sem sucesso e foi superado pela técnica de ultrassom, que hoje é o padrão-ouro “gold standard” de tratamento mundial.

O laser de femtosegundo veio sem dúvida para ficar, porém, é importante ressaltar que ele não evita as incisões ou mesmo a necessidade de utilização do facoemulsificador para a remoção completa da catarata.

A Cirurgia de Catarata a Laser

A moderna técnica da cirurgia permite maior precisão no tratamento da catarata, reduzindo o tempo do pós operatório e por isso é mais confortável para o paciente.
A clinica do Dr. Irineu Antunes Neto atende pacientes de todo o Sul do Brasil, se você mora nas cidades:

  • Adrianopolis
    Almirante Tamandare
    Antonina
    Apucarana
    Arapongas
    Arapoti
    Araucaria
    Assai
    Balsa Nova
    Bocaiuva do Sul
    Campina Grande do Sul
    Campo Largo
    Campo Magro
    Cascavel
    Castro
    Catanduvas
    Cianorte
    Colombo
    Contenda
    Cruz Machado
    Curitiba
    Faxinal
    Fazenda Rio Grande
    Foz do Iguacu
    Francisco Beltrao
    Guarapuava
    Jacarezinho
    Jandaia do Sul
    Laranjeiras do Sul
    Londrina
    Mandirituba
    Paranavai
    Pato Branco
    Pinhais
    Piraquara
    Ponta Grossa
    Pontal do Parana
    Quatro Barras
    Sao Jose dos Pinhais
    Tijucas do Sul
    Toledo
    Também atendemos todo o Sul do Brasil e sempre recebemos pacientes das principais cidades do nosso lindo estado Santa Catarina
  • Joinville
    Florianópolis
    Blumenau
    São José
    Criciúma
    Chapecó
    Itajaí
    Jaraguá do Sul
    Lages
    Palhoça
    Camboriú
    Brusque
    Tubarão
    São Bento do Sul
    Caçador
    Concórdia
    Rio do sul
    Navegantes
    Gaspar
    Itapema
    Mafra
    canoinhas

Comments (2)

  1. Bom dia Humberto
    Quando li esta matéria fiquei curiosa para saber mais sobre esta cirurgia, pois a minha mãe vai ter que fazer e o medico estar dando um tempo de quinze dias para fazer o outro olho e quero ver como se procede esta operação se é este o tempo ou se necessita de mais dias para fazer o outro olho.. Bem não tira muito que eu queria saber, mas fala sobre a cirurgia e pelo que pude notar não é assim tão grave, claro que como todo procedimento cirúrgico há de se ter cuidado.
    Muito legal valeu por compartilhar.
    Desejando uma ótima sexta feira
    Abraços sempre.
    ClaraSol

    • Cirurgia Catarata Curitiba - Responder

      Clarosol, o laser é utilizado para quebra a catarata de forma mais precisa, a remoção da catarata é a parte mais importante da cirurgia, quanto mais tranquila for, melhor será o resultado para a visão e o tempo de recuperação será menor. com o Laser a retirada da catarata é muito mais rápida e eficiente, o médico tem a visão detalhada de como ocorrerá o procedimento e seu controle é milimétrico. o equipamento atual depende um pouco da habilidade do médico, por isso é importante a experiência e sobretudo ter uma “mão leve” que aumenta a segurança para o paciente. com o Femtosegundo o cirurgião tem a sua disposição a tecnologia para lhe auxiliar no procedimento. espero ter esclarecido suas dúvidas e desejamos boa sorte e ótima recuperação para sua mãe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>