O que é a catarata

Segundo a Oms (Organização Mundial da Saúde) a catarata é a maior responsável pelos casos de cegueira reversível no Mundo.

A catarata é uma condição que torna o cristalino do olho opaco, parcial ou totalmente. O Cristalino é a lente natural do olho, que fica localizado atrás da íris e sua função é permitir a passagem de luz que irá refletir no fundo olho, formando a visão. Quando o cristalino do olho fica opaco a visão é prejudicada e a pessoa com catarata pode até mesmo perder a visão.

catarata curitiba 2

O Dr. Irineu Antunes Neto é um dos médicos pioneiros no tratamento cirúrgico da catarta em Curitiba, e também um médicos mais atualizados, pois está sempre presente nos principais congressos de oftalmologia do Mundo. conheça mais sobre a Catarata Curitiba.

 

olho com catarata curitiba

Qual a causa da catarata

Catarata congênita

Este tipo de catarata é um pouco raro, afeta uma criança a cada 5 mil nascimentos e tem como causa a hereditariedade. O tratamento é feito com cirurgia e uso de óculos especiais. Na maior parte dos casos os danos a visão do bebe são irreversíveis, mas podem ser atenuados com procedimentos cirúrgicos e clínicos.

Catarata traumática

Alguns tipos de lesões ou acidentes podem desenvolver a catarata, é uma condição muito rara.

Catarata secundária

A catarata pode desenvolver com mais facilidade em pessoas que tem determinadas doenças, como glaucoma ou diabetes, outro motivo pode ser o desenvolvimento da catarata pelo uso constante de corticoides.

Catarata senil

A catarata Senil é o tipo mais comum, está diretamente relacionada ao avanço da idade, atingindo pessoas idade acima dos 55 anos.

Assim como o corpo o olho sofre os efeitos do envelhecimento, uma das consequências é o aumento da opacidade do no olho, que de fato caracteriza a catarata. Com o passar do tempo a visão torna-se menos nítida e a pessoa que tem catarata, começa a sentir dificuldade para fazer coisas simples, como descer uma escada, ler um livro, dirigir etc.

Nesses casos a catarata pode ser formar de 3 formas:

  • Catarata nuclear – se formam no centro do cristalino, deixando o centro do olho com uma coloração opaca.
  • Catarata cortical – aparece em forma de cunha e em volta das extremidades
  • Catarata subcapsular posterior – afeta a parte detrás do cristalino.

Em todos os casos a visão é prejudicada.

A catarata evolui lentamente na maioria dos casos. Atualmente a orientação é realizar o tratamento cirúrgico assim que o diagnóstico é feito, com essa premissa os resultados da cirurgia são melhores.

catarata curitiba

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>