NotíciasNovidades

Cirurgia refrativa a laser: o que é

Cirurgia refrativa a laser: o que é

Cirurgia refrativa a laser: o que é

Conheça tudo sobre o procedimento da cirurgia refrativa a laser

Problemas como miopia, astigmatismo e hipermetropia são bastante frequentes e, muitas vezes, incômodos e por causa disso muitas pessoas procuram por técnicas para a correção desses problemas, garantindo uma vida longe de lentes corretivas ou limitações causadas por uma visão com algum desvio. A cirurgia refrativa a laser, nesse sentido, vem para ajudar pacientes a conseguir uma visão mais nítida e, portanto, melhor. Saiba o que é a cirurgia refrativa a laser e como ela funciona.

O que é a cirurgia refrativa a laser

A cirurgia refrativa a laser é um procedimento que visa a corrigir desvios oculares como a miopia, astigmatismo ou hipermetropia. Quando a imagem não é formada diretamente na retina há problemas de foco e nitidez.

Na cirurgia refrativa a laser é utilizado um equipamento chamado excimer laser, responsável por corrigir o grau do paciente.

Para que serve a cirurgia refrativa a laser

A cirurgia refrativa a laser serve para corrigir desvios que levam a problemas de visão, ajudando, normalmente, os pacientes a se livrarem dos óculos ou lentes de contato na maior parte do tempo.

Apesar disso, o chamado grau zero não existe e, assim, a cirurgia refrativa a laser atua para corrigir e adequar a visão a um grau cuja visão seja satisfatória e sem maiores incômodos.

Técnicas da cirurgia refrativa a laser

A cirurgia refrativa a laser possui três técnicas principais: Lasik, PRK e personalizada. Conheça cada uma das técnicas dessa cirurgia e como são feitas.

Na técnica Lasik, é feito um corte finíssimo na parte superior da córnea com a ajuda de uma lâmina. O corte é chamado de FLAP e é levantado para que o excimer laser atue para corrigir o grau de maneira satisfatória. Em seguida, o FLAP é recolocado no lugar para sua completa cicatrização.

Já a técnica PRK consiste em promover uma raspagem na superfície mais externa da córnea, com a aplicação do excimer laser na sequência. Diferentemente da técnica Lasik, na técnica PRK o laser age nas camadas mais externas do olho, moldando e vaporizando o tecido da córnea. Por causa disso, seu pós-operatório tende a ser mais dolorido e a visão demora um pouco mais a se estabilizar.

A cirurgia refrativa a laser personalizada, por sua vez, pode ser feita tanto com a técnica Lasik quanto com a técnica PRK, dependendo do paciente. O tratamento, como o nome indica, é feito especialmente para cada olho, promovendo uma varredura com todas as imperfeições do olho. Essa técnica é a mais precisa e é única para cada paciente.

Benefícios da cirurgia refrativa a laser

O maior benefício da cirurgia refrativa a laser é, sem dúvidas, tornar-se total ou praticamente independente das lentes corretivas, podendo levar uma vida normal.

Além disso, os pacientes tornam-se mais livres e independentes e podem praticar atividades corriqueiras com mais facilidade, como a prática de esportes, por exemplo.

Pós-operatório da cirurgia refrativa a laser

O pós-operatório da cirurgia refrativa de miopia  deve ser seguido à risca para evitar os riscos de ter de se fazer uma operação corretiva. Assim, é indispensável não coçar os olhos por pelo menos 30 dias para garantir a cicatrização.

O uso de maquiagem também deve ser evitado no primeiro mês para impedir que resíduos de produto entrem no olho. Também é importante não mergulhar em piscinas, no mar ou utilizar saunas, além de evitar atividades de contato, como alguns esportes, e ambientes com poeira e partículas que possam causar trauma ocular.

Nas duas primeiras semanas também é indicado usar protetor ocular para dormir, além de utilizar sempre óculos de sol com proteção UV.

 

Assim, a cirurgia refrativa a laser pode ajudar os pacientes a levarem uma vida mais independente sem a necessidade de usar as lentes corretivas.

 

  • A clinica do Dr. Irineu Antunes Neto atende pacientes de todo o Sul do Brasil, se você mora nas cidades:
    Adrianopolis
    Almirante Tamandare
    Antonina
    Apucarana
    Arapongas
    Arapoti
    Araucaria
    Assai
    Balsa Nova
    Bocaiuva do Sul
    Campina Grande do Sul
    Campo Largo
    Campo Magro
    Cascavel
    Castro
    Catanduvas
    Cianorte
    Colombo
    Contenda
    Cruz Machado
    Curitiba
    Faxinal
    Fazenda Rio Grande
    Foz do Iguacu
    Francisco Beltrao
    Guarapuava
    Jacarezinho
    Jandaia do Sul
    Laranjeiras do Sul
    Londrina
    Mandirituba
    Paranavai
    Pato Branco
    Pinhais
    Piraquara
    Ponta Grossa
    Pontal do Parana
    Quatro Barras
    Sao Jose dos Pinhais
    Tijucas do Sul
    Toledo
    Também atendemos todo o Sul do Brasil e sempre recebemos pacientes das principais cidades do nosso lindo estado Santa Catarina
    Joinville
    Florianópolis
    Blumenau
    São José
    Criciúma
    Chapecó
    Itajaí
    Jaraguá do Sul
    Lages
    Palhoça
    Camboriú
    Brusque
    Tubarão
    São Bento do Sul
    Caçador
    Concórdia
    Rio do sul
    Navegantes
    Gaspar
    Itapema
    Mafra
    canoinhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>