NotíciasNovidades

Novo laser femtosegundo Dr. Irineu Antunes Neto

O Laser Femtosegundo é uma inovação fantástica para as cirurgias refrativas, nos Estados Unidos cerca de 80% das cirurgias já são realizadas com os equipamentos Femtosegundo, no Brasil está apenas começando,  o Dr. Irineu Antunes Neto já trabalha com o equipamento inovador.

O que faz do Femtosegundo uma inovação? O equipamento aumenta muito a segurança da cirurgia refrativa a laser, pois todo o procedimento pode ser monitorado por computador, garantindo maior previsibilidade e a possibilidade do cirurgião visualizar todo o procedimento cirúrgico, o que não acontecia antes do Femtosegundo.

veja vídeo laser femtosegundo cirurgia de catarata

laser femtosegundo

laser femtosegundo

O laser Femtosegundo permite maior precisão, aumentando as chances dos pacientes realizarem lasik quando a indicação seria de PRK. Alguns pacientes tem a córnea muito fina e por isso não tem indicação para realização de Lasik, porem, com o Femtosegundo esses pacientes podem realizar a Lasik, devido a maior precisão do equipamento.  Outra vantagem é a não utilização de lâminas e o não contato  do estroma da córnea com esses materiais, reduzindo o risco de infecções.

femtosegundo cirurgia refrativa miopia

Um dos principais diferenciais do Femtosegundo é que é possível acompanhar o corte do flap da córnea ao mesmo tempo que ele é realizado. Antes não era possível saber exatamente como o corte estava sendo realizado, somente depois de terminado é que se via o que foi de fato feito.  Mas com o Femtosegundo o cirurgião acompanha o corte em tempo real e pode então melhorar a precisão  aumentando a qualidade e eficiência da cirurgia refrativa.

O equipamento é um tipo de laser que opera com pulsos extremamente rápidos, esses pulsos são tão velozes que são medidos em unidades de tempo chamados femtosegundos (Femtoseconds em inglês), cada femtosegundo corresponde a um milésimo de um picosegundo, ou a um quatrilhonésimo de um segundo…

Para ficar mais fácil de entender, imagine o tempo de um segundo, agora divida esse tempo por 1 Bilhão, agora pegue esse resultado e divida novamente por 1 Bilhão, bem ai chegamos no fentosegundo…

cirurgia a laser oftlamoclinica

 

Dessa forma o equipamento com fentosegundo é ultra rápido e com isso tem como vantagem maior precisão e segurança nos procedimentos cirúrgicos.

 

Para que serve o equipamento Femtosecond laser?

 

O equipamento tem diversas aplicações, a principal delas são as cirurgias refrativas com laser, que visam corrigir os erros refracionais (MIOPIA, HIPERMETROPIA, ASTIGMASTISMO, etc.), a fim de oferecer uma boa visão sem a necessidade de óculos (ou com menor necessidade de óculos). Nesse sentido, o femtosecond laser permite a realização de cortes mais finos, precisos e seguros nas cirurgias do tipo LASIK (um tipo de cirurgia refrativa), por exemplo há um ganho substancial de qualidade e de segurança nas cirurgias de LASIK com este tipo de laser.

 

femtosegundo dr irineu antunes neto

 

Outra possibilidade que o equipamento oferece é a criação de túneis corneanos para a introdução de anéis intra-estromais, os quais são usados para corrigir o astigmatismo em doenças corneanas como ceratocone e a degeneração marginal pelúcida, por exemplo.

laser-femtosegundo-como-funciona

Porque o Femtosecond é mais seguro que outros lasers nas cirurgias oculares?

Devido a sua velocidade extrema o pulso do femtosecond faz com que o material orgânico que está sendo tratado seja desintegrado diretamente para a fase de vapor, sem haver tempo para afetar as estruturas vizinhas. Assim, o laser trata o tecido que deveria ser tratado, sem danificar os tecidos que devem ser preservados, isso acontece por conta de sua precisão.

Comments (1)

  1. Maria José Cristóvão Mendes - Responder

    Boa Noite,
    por faor, gostaria de receber mais informação sobre o tratamento do ceratocone com laser femtosegundo. Obrigada

    Cumprimentos

    Maria José

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>