NotíciasNovidades

Qual a melhor opção para corrigir a visão: lente de contato, óculos ou cirurgia

Qual a melhor opção para corrigir a visão: lente de contato, óculos ou cirurgia

 

Todas as opções são funcionais, porém somente com o acompanhamento com um oftalmologista será possível definir qual a melhor solução para cada caso. Isso porque cada pessoa tem suas peculiaridades e a escolha de qual método usar, depende de muitos fatores.

 

A visão é responsável por mais que 50% da nossa interação com o mundo, em outras palavras a metade da nossa percepção do ambiente se dá pela visão. Desta forma fica fácil entender como é importante uma boa acuidade visual.

O olho é um órgão incrível que associado ao nosso cérebro é capaz de transformar a luz do ambiente em imagens. A luz atravessa nossos olhos passando por nossa córnea e cristalino, refletindo no fundo do olho (retina) que irá transformar os sinais luminosos em sinais elétricos. O nervo óptico irá conduzir a informação para o cérebro decodificar e formar o que estamos olhando, tudo isso em milésimos de segundo.

Quando a estrutura do olho desvia de alguma forma a luz que atinge o fundo do olho, temos os erros refrativos:  miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia.

A correção dos erros refrativos pode ser feita através de lentes corretivas (óculos e/ou lentes de contato) ou com a cirurgia refrativa.

Cirurgia refrativa

A cirurgia consiste em modificar o poder dióptrico (grau) do olho, visando reduzir ou eliminar a dependência dos óculos e das lentes de contato. A cirurgia refrativa é realizada a laser e os equipamentos atuais permitem muita segurança, previsibilidade, segurança e resultados satisfatórios para os pacientes.

Como funciona?

Primeiro é necessário consultar com um oftalmologista especializado em Cirurgia refrativa, o mesmo irá explicar como funciona o procedimento e indicar os exames pré operatórios, esses irão confirmar ou não a possibilidade do paciente realizar a cirurgia refrativa.

Os exames são indolores, simples e precisos. Os dados coletados irão servir também para a programação da cirurgia.

Cirurgia personalizada

Devido ao emprego de avançada tecnologia o procedimento é personalizado, ou seja, a cirurgião irá buscar o melhor resultado de acordo com as peculiaridades do olho do paciente, com os exames avançados e equipamentos sofisticados é possível uma cirurgia feita sob medida, com resultados surpreendentes. O laser femtosegundo é o que existe de mais moderno e o Dr. Irineu Antunes Neto é um dos pioneiros no uso da técnica.

Óculos de grau

O óculos de grau e importante para a correção do grau e nos últimos tempos ocupa status de acessório de moda, que pode ser bem combinado com o estilo de cada um. Nem toda pessoa tem indicação para realizar a cirurgia e óculos atende a maior parte das pessoas. Mesmo após a cirurgia alguns pacientes ainda precisam usar óculos, para situações especificas.

Lentes de contato

Cada vez mais modernas, as lentes de contato corrigem, praticamente, todos os tipos de ametropia. Com ampla variedade de materiais, formas de uso e tipos de descarte, elas trazem excelentes benefícios para os usuários que buscam uma perfeita correção, entre elas: praticidade, liberdade e saúde visual.

 

Tipos de lentes

 

  • Uso prolongado e de descarte anual: necessitam de cuidados com limpeza e conservação, com produtos adequados;
  • Descarte mensal e quinzenal: também requerem os mesmos cuidados com limpeza e conservação;
  • Descarte diário: como o próprio nome diz, são lentes para uso de apenas um dia. Com excelente relação custo/benefício, elas proporcionam mais liberdade e conforto, pois dispensam cuidados com limpeza e o uso de produtos de conservação.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>