NotíciasNovidades

Tipos de Catarata

A Catarata é maior causa de cegueira em todo mundo, exceto nos países desenvolvidos, a doença atinge 47% de prevalência.

A doença é caracterizada pela opacidade do cristalino do olho, que reduz a acuidade visual e pode levar a cegueira, porém a doença é tratável e tem cura.

Tipos de Catarata

Catarata Senil

A maior parte dos casos de catarata estão relacionados ao envelhecimento, pessoas com idade acima de 50 anos de idade, pode desenvolver a catarata que nesta idade é um processo natural. Devido ao aumento da expectativa de vida a incidência de catarata aumentou nas ultimas décadas, na tabela abaixo reunimos dados estatísticos da prevalência da catarata por faixa etária:

Faixa etária Prevalência %
40-49 2,5%
50-59 6,8%
60-69 20%
70-79 42,8%
Maiores de 80 68,3%

Fonte: OMS

No Brasil segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) são cerca de 550 mil novos casos de catarata por ano.

Catarata Congênita

Neste caso o bebe já nasce com a catarata, devido a alterações genéticas ou na formação do bebe, é a principal causa de cegueira na infância.  Quanto antes for diagnosticada melhor para o bebe, o tratamento mais rápido tende a ser mais eficiente.

 

Catarata Traumática

 

devido ao um acidente, queda ou outro tipo de ação de forças físico-quimicas sobre o cristalino, que alteram sua integridade e metabolistamo e cause sua opacificação, laceração e rupturas. os casos de catarata traumática devem ser tratados como emergência e o grau de gravidade irá variar de acordo com a cada situação.

Catarata medicamentosa

Alguns medicamentos para doenças crônicas podem acelerar o surgimento da catarata, e atingir pacientes de qualquer idade, nestes casos também é possível o tratamento cirúrgico, com a remoção do cristalino e sua substituição por lentes intra-oculares.

Catarata inflamatória

Inflamações nos olhos podem ocasionar o aparecimento da caratata, por isso é importante sempre que notar algo diferente nos olhos a imediata consulta ao seu oftalmologista. Qualquer doença ocular deve ser corretamente tratada, evitando a auto-medicação ou soluções caseiras, que podem prejudicar ainda mais o quadro clínico do paciente.

 

Catarata Metabólica

Alterações do metabolismo como diabetes, colesterol alto, doenças do fígado, hormônios também podem levar a formação de catarata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>